sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NecroMaquiagem e suas Origens



A maquiagem presente na hora da morte? pode parecer estranho, mas diversos povos usam da maquiagem para homenagear as pessoas que morreram, ornamentando-as na despedida.

Mais que bizarro, isso é cultural, e é uma prática de muitos anos para os povos do ocidente e também do oriente. sabemos que os egípicios guardavam seus mortos importantes com muito ornamento, riqueza, e a maquiagem fazia parte do seu dia a dia. chineses, filipinos e japoneses tem rituais muito peculiares de passar dias ao lado do sepultado, prestando homenagens aos que já foram. mexicanos comemoram desde antes da colonização espanhola com comida, caveiras pintadas e música.



Somente os cristãos julgavam o uso da maquiagem, desde a antiguidade, pois consideravam que o que deus criou não poderia ser modificado.
na época presente, os rituais continuam os mesmos, e a necromaquiagem foi supervalorizada, transformando-se em uma profissão, e de altos rendimentos.

Aqui no brasil os rituais de festividade não são comuns, mas as pessoas procuram muito esse serviço, para que a morte fique mais leve. Os mortos são caracterizados como viviam, a maquiagem é natural ou corretiva (em caso de acidentes, afogamentos etc), mas a procura pela necromaquiagem é muito grande. e rentosa pra quem quiser se arriscar nessa área...

Nenhum comentário:

Postar um comentário